quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Réveillon


Por que comemoramos a entrada de um Novo Ano?
Até por estar tão próximo de outra data festiva importante, o Natal, o qual muitos também fazem confusão com as comemorações, os sentimentos ficam confusos. Muitos pensam que devem festejar as conquistas já alcançadas. Que serão abençoados somente se foram “bons” no ano que passou... Aí fica aquela bagunça, choro e alguns até com sentimento de culpa. No Natal a festa é do Aniversariante, Cristo. Nesta data rendemos homenagem a Ele que se deu em sacrifício para que aprendamos “Amar uns aos Outros”, mas muitos pais inadvertidamente usam essa data para chantagear as crianças para se comportarem se não, não ganharam presentes. Nada haver. E Réveillon, até podemos Agradecer as graças e conquistas alcançadas no ano que se finda. Podemos e devemos, por que não, fazermos uma avaliação do ano que passou, mas a festa é do futuro. É uma festa de esperança, uma data para definirmos novas metas, uma festa de prosperidade, na qual formatamos nossos desejos. Assim ela é construída, cheia de significados como o Natal.
A fartura de alimentos á mesa reflete não só um momento de abundância e felicidade, mas o desejo de que as mesmas se repitam em todo o ano que está por vir. Cada alimento tem seu significado e tradição em determinado país.
O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte.

Champanhe, bebida feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo.O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. A uva é o fruto, a glória do trabalho.
A lentilha é sinal de boa sorte, principalmente para os italianos. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.
O leitão(porco) está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade.Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.
A romã é símbolo de fartura e fertilidade. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.
A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. A tradição reza que você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.

Feliz 2010!
Que possamos Todos colaborarmos para um mundo melhor!
Muita Saúde, Paz, Amor e Suce$$o para Todos!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

O NATAL E SEUS SÍMBOLOS



O verdadeiro significado do Natal vem se perdendo...O principal foco tem sido cada vez mais a preocupação com o presente, a ceia, a decoração e os convidados. Mas esquecem-se que a festa é para Ele, o aniversariante. Será que Ele está presente nesta festa. Não é preciso convidá-lo, mas é necessário lembrar-se Dele.
Neste dia alegre e festivo decoramos a casa externa para lembrarmo-nos do ensinamento, que com seu sacrifício, ele quis nos deixar. Os adornos são assim, signos sinais e como tais, inconscientemente estarão cumprindo sua função, mas se tomarmos consciência dos seus significados, melhor podem integrar-se a nós.
Tentamos nesse dia reproduzir o dia do seu nascimento colocando o pinheiro como conta a história que estava presente ao lado Dele ao nascer, também representando a Santíssima Trindade e arquétipo de fortaleza, já que é a única árvore que não perde suas folhas em tempos difíceis. Ainda na tradição Cristã simboliza vida, paz, esperança e alegria
As bolas por seu formato e pelo colorido simbolizam o fruto da “árvore da vida”.
As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12 dias, pois este foi o tempo que levou para os três reis Magos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentes (ouro, mirra e incenso) ao menino Jesus. Talvez por isso alguns autores associam à troca de presentes ao jesto dos Três Reis Magos que levaram presentes à Jesus. Outros dizem que os presentes representam o presente que Deus nos deu com o nascimento de Cristo.
Os sinos sempre representaram o instrumento que anunciava as grandes festas e no Natal eles atingem a sua importância máxima. Alguns ainda associam os sinos às bênçãos vindas dos céus. Eles representam o anúncio para a humanidade do nascimento de Jesus Cristo, o Salvador.
Já a estrela com sua Luz radiante é a guia para nos levar ao encontro de Cristo. Foi ela quem guiou os Reis Magos em seu caminho até Jesus.
O presépio é foi idealização de São Francisco de Assis e introduzido por volta de 1223, quando festejou a véspera de Natal na floresta de Greccio, na companhia da população de Assis. O presépio simboliza o momento e o ambiente em que Jesus Cristo nasceu. A tradição do presépio, na forma como é representado nos dias de hoje, teve início no século XVI. As primeiras imagens apareceram no interior de igrejas em mosaicos. No século XVIII a cena do nascimento de Jesus já fazia parte das tradições natalinas em Nápoles e na Península Ibérica.
As guirlandas usadas como enfeite nas portas de entrada das residências na época do Natal funcionam como uma placa transcrevendo que aquela casa está com Cristo.
A figura do bom velhinho, o Papai Noel, segundo estudiosos, foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo, homem de bom coração, de espirito Cristão, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das casas.

Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica, após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele.

A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.
Até o final do século XIX, o Papai Noel era representado com uma roupa de inverno na cor marrom ou verde escura. Em 1886, o cartunista alemão Thomas Nast criou uma nova imagem para o bom velhinho. A roupa nas cores vermelha e branca, com cinto preto, criada por Nast foi apresentada na revista Harper’s Weeklys neste mesmo ano.

Em 1931, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o Papai Noel com o mesmo figurino criado por Nast, que também eram as cores do refrigerante. A campanha publicitária fez um grande sucesso, ajudando a espalhar a nova imagem do Papai Noel pelo mundo.


Você também vai gostar de ler: http://migre.me/72tJk


domingo, 13 de dezembro de 2009

Natal


Aproxima-se o Natal... e as pessoas volta-se para a vivência da época do Natal. Apesar da correria de final de ano e dos preparativos para a festa de Natal, já paira no ar vibrações de solidariedade, amor, bondade e paz.
O Natal é uma festa Cristã, mas mesmo aqueles que não são cristãos acabam comemorando o Natal de diferentes maneiras e significados. É um momento Universal. Para os Cristãos o Natal é de máxima importância, pois se comemora a chegada, o nascimento de Jesus Cristo e com ele a esperança de Paz e de Amor. O Natal já foi comemorado em outras diferentes datas na antiguidade, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Os Budistas apesar de não comemorarem o nascimento de Cristo, “reconhecem a bondade, compaixão e sabedoria de líderes religiosos como Jesus.” Os Hare Krishna consideram o Natal “como o nascimento de uma grande personalidade, um avatar de Deus, que veio com a missão de preservar valores morais e proteger a sociedade humana da degradação.” Assim, usam essa data para celebração da paz e do amor divino, seja em família ou entre amigos e devotos de Krishna. Exercitam o espírito de cooperação e paz entre todos os seres vivos. Os Judeus, apesar de reconhecerem Jesus como uma pessoa de importância para o mundo, como líder e como ser humano, não o reconhecem como o Messias. Mesmo não comemorando nada relacionado a religião, os não ortodoxos, “se reúnem em 25 de dezembro para juntar a família, trocar presentes e ficar ao redor da árvore. Alias, em quase todos os países do mundo, as pessoas montam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes. A árvore de Natal representa, na tradição cristã, vida, paz, esperança e alegria. Mas alguns autores atribuem o significado do pinheiro anterior ao nascimento de Cristo. Na Saturnália (festival realizado no inverno em homenagem a Saturno, deus da agricultura), os romanos enfeitavam suas casas com pinheiros. E que fora escolhido como símbolo Natalino devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade. Porém, acredita-se que esta tradição de enfeitar o pinheiro no Natal começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero
, representando uma das três árvores que haviam perto do estabulo onde Jesus nasceu, que resolveram presentea-lo. A palmeira escolheu a maior e mais bela palma, e fez dela um abano para o menino. A oliveira ofereceu o suave e perfumado óleo, para amaciar os pés do menino. E finalmente, o pinheiro, já tristemente conformado com a idéia de que não tinha nada a oferecer, pois suas folhas eram como agulhas, e poderiam machucar o menino, percebe que muitas estrelas tinham pousado em seus galhos, iluminando-o de tal forma, que o olhar de Jesus não podia resistir à beleza desta arvore, (Assim o pinheiro enfeitado com bolas e luzes representa o céu em festa, esplendorosamente estrelado na noite em que menino Jesus nasceu). Após espalhar-se por toda a Europa, esta tradição chega ao continente americano em 1800.


Você também vai gostar de ler: http://migre.me/6edb7

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O estigma, pior que a doença


Com tratamentos mais avançados, medicamentos eficazes e bom atendimento dos serviços de saúde, soropositivos encontram-se em boas ou ótimas condições clínicas. Contudo, suas vidas após o diagnóstico piorou muito. O medo de serem delatados pelos planos de saúde, assim tendo a privacidade exposta no ambiente de trabalho e a ameaça do preconceito faz com que, antes mesmo de qualquer perda de capacidade de trabalho, os portadores de AHIV se afastem de suas funções, peçam aposentadoria em função de transtorno psíquico e não físico. Muitos pedem demissão para não ter que justificar as contínuas ausências necessárias devido às idas a consultas médicas e para buscar medicamentos. Estudos mostram que 31,3% pedem aposentadoria por doença contra apenas 14,7% são realmente incapazes de trabalhar. E somente 24,6% do total de portadores requerem auxilio doença. É o medo da não aceitação que leva muitos portadores a omitirem de seus familiares e de seus amigos sua condição. Deixando-os cada vez mais marginalizados da sociedade, sem apoio familiar e dos amigos sem emprego e cada vez mais dependentes e descriminalizados. Para minimizar o preconceito o ministério da Saúde lançou uma campanha com slogan: “viver com AIDS é possível. Com o preconceito não” tendo como vídeo em que um rapaz soropositivo beija uma garota sem o vírus. O vírus apenas é transmitido por via sexual ou transfusão de sangue. HIV não passa de uma pessoa para outra pela saliva, respiração, suor, aperto de mão ou abraço.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Alimento X Depressão


Estudo realizado com 3.500 participantes durante 5 anos e publicado no periódico “British Journal of Psychiatry” afirma que pessoas que ingerem grandes quantidades de alimentos industrializados têm 58% + chances de desenvolver depressão em comparação com as pessoas que mantêm uma alimentação rica em peixes, vegetais e frutas. Aqueles que consumiam mais comida processada como: sobremesas adoçadas, frituras, grãos refinados e produtos lácteos com alto teor de gordura, mostraram-se vulneráveis à depressão.

Segundo Renério Fráguas, coordenador do Instituto de Psiquiatria da USP, um suporte insuficiente de vitamina B12, principalmente a B1, folato e Omega 3 deixa a pessoa mais vulnerável ao transtorno depressivo, mas que é difícil saber se apenas a alimentação é responsável por isso ou se pessoas com uma vida mais estressante acabam consumindo mais alimentos processados, aumentando o risco à doença. Devem ser analisados e cruzados outros fatores como organização pessoal, hábito de sono e nível de estresse que também podem influenciar no resultado. No entanto, é certo que o tipo de alimento também interfere na disposição ou não ao transtorno da depressão.


Leia também: http://migre.me/6gVX3




quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A pouco falada vitamina D


Até bem pouco tempo atrás quase ninguém se preocupava com a existência dessa importante vitamina. Em toda a minha existência nenhum médico havia me pedido exames para medi-la. Meu primeiro contato com ela foi há uns 3 anos atrás após cirurgia de redução de estomago. Gastroplastizados geralmente possuem deficiência dessa vitamina devido à má absorção causada pela secção de parte do intestino delgado, na qual ela é absorvida. E qual foi minha surpresa, os convênios ainda não cobriam a realização desse exame. Hoje essa não é mais a realidade. Quase todos os convênios cobrem esse exame. Toda semana saem estudos associando a falta dessa vitamina a alguma doença. Não estamos falando apenas da saúde óssea que provavelmente foi uma das primeiras funções da vitamina descoberta, fixação do cálcio nos ossos. Estudos mais recentes mostram que a deficiência da vitamina D pode levar a hipertensão, diabetes, infecções e alguns tipos de cânceres. “Trabalhos feitos em animais mostram que a vitamina D tem um papel inibidor da renina, hormônio que contribui para elevar a pressão arterial.” (Bassette/Silveira). Ainda pesquisas com 5.000 pessoas mostraram que há uma relação entre baixos índices de vitamina D e maior risco de derrame e outras doenças cardiovasculares. Também mostraram que níveis adequados de vitamina D sugerem menor risco de calcificação das artérias, já que ela é antiinflamatória. Além de estimular a insulina, melhorando o controle da glicose e diminuindo a resistência ao hormônio.
A vitamina D também ajuda a equilibrar a divisão celular, sendo assim associada a tumores de cólon, próstata e mama. Outra função da vitamina D é fortalecer a produção de proteínas antibacterianas, melhorando a vulnerabilidade á infecções.
Acreditava-se que em países tropicais a falta dessa vitamina não seria problema, uma vez que a absorção a sintetização dessa vitamina ocorre com a ajuda da luz solar. Mas pesquisas revelaram que tanto idosos quanto adolescentes apresentam baixos níveis de vitamina D. Isso se explica porque, mesmo em países ensolarados, as pessoas se escondem do sol. Vivem em escritórios e salas fechadas e caminham muito pouco a pé, tendo a exposição do corpo ao sol bem reduzida. É necessário, pelo menos 15 minutos diários de exposição ao sol sem filtro solar para diminuir a hipovitaminose. Dermatologistas e oncologistas discordam, acreditam que na inexistência de uma fotoproteção tão intensa assim que chegue atrapalhar a síntese da vitamina. Eles dizem que 7minutos de exposição solar, 3x por semana são suficientes.
Outro fator que contribui para a baixa da vitamina no sangue é a pouca ingestão de alimentos com o nutriente em quantidades razoáveis. Mas mesmo com o consumo adequado desses alimentos, só essa medida não resolve porque de 10% a 20% do valor diário podem ser obtidos por meio dos alimentos.
Dessa forma, além da exposição diária de sol, é indicado a ingestão de 10 a 15 microgramas por dia de alimentos como: salmão(100g= 7microgramas); sardinha(100g = 4,5 microgramas); atum(100g= 3,5 microgramas); gema de ovo(1 unid.=0,9 microgramas); ostra(100g= 8 microgramas); leite de soja fortificado(1 copo= 2,5 microgramas) e leite integral(1 copo(250ml)=0,5 microgramas) ou através de suplementação com orientação de uma nutricionista.