sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Associação afetiva do Bem

 
Não escolhemos os alimentos pelos nutrientes que eles nos oferecem.
Isso já sabemos!
Escolhemos, em geral à aqueles que nos afetuamos. Seja pelo sabor, pela aparência, ou até, pela associação que eles nos remetem.
 
Um pequeno estudo publicado na "Pediatric Obesity", mostra que os heróis motivam mais as crianças do que fotos de alimentos saudáveis, porque ativam uma associação afetiva com a comida saudável.
 
Todos esperam que os heróis sejam do bem, que sejam justos e façam as melhores escolhas e ajam corretamente. Ou seja, heróis não combinam com guloseimas e alimentos nada nutritivos. O arquétipo de herói está ligado ao "bem", ao "bom"e inconscientemente, as crianças sabem quais alimentos são mais saudáveis e bons para a saúde, por isso o associam aos heróis.
Dessa forma, segundo esse estudo, "perguntar antes das refeições, o que o Batman comeria pode ajudar a evitar os excessos calóricos".
Para a endocrinologista Zuleika Halpern "não adianta, para crianças e adolescentes, só dizer que algo é saudável, nem que pode ter problemas mais tarde. A associação positiva com personagem pode funcionar."
 
Em síntese, o que está em jogo aqui é o exemplo e através da admiração, a imitação. Assim sendo, mais do que palavras, para haver mudança de comportamento, de estilo de vida, nossos jovens precisam de bons exemplos. E quanto mais próximos do ciclo social, mais vinculos afetivos e admiração maior é adesão à mudanças.
 
 
Fonte: Débora Mismetti, Folha de S.Paulo, 7 de novembro, 2012