Biologicamente já está comprovado que nem meninas, nem meninos são mais inteligentes uns que os outros. Ainda assim, várias nações estudaram e detectaram através dos mais avançados instrumentos de avaliação de ensino que as meninas estão à frente dos meninos até nas áreas de ciências e matemática.
Avaliações realizadas por pesquisadores da USP mostram que em todas as áreas as meninas mostram um desempenho melhor que os meninos, ficando maior esta distância quando o estudo é realizado dentro da sala de aula. Até mesmo em países com níveis mais altos de igualdade de gênero (Suécia, Noruega e Islândia), há pouca diferença na área de exatas, mas não em literatura, na qual as meninas se destacam mais.
Uma explicação para tal diferença pode estar na questão cultural, uma vez que o ambiente escolar em quase todos os países é representado em maior número por professoras, principalmente nos anos iniciais.
O mais irônico e que apesar das pesquisas obterem esse resultado e mostrarem que a mulher se dedica mais anos aos estudos acadêmicos, ainda encontramos muitas diferenças no mercado de trabalho em relação aos gêneros: salários femininos 30% menores em média e poucos cargos de direção/comando ocupados por mulheres.
São realidades quase antagônicas em momentos distintos da vida feminina. O que ocorre nesse meio tempo que gera tamanha diferença?
terça-feira, 9 de fevereiro de 2010
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