segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Busca da Felicidade


A felicidade é cantada em verso, em poemas, no cinema, na TV. Criam-se teorias psicológicas na qual o homem vive em nome da felicidade, é a briga do Id, Ego e Super Ego. A felicidade ainda é referida por entidades filosóficas, religiosas e éticas. Até mesmo a ciência buscou mensurá-la, mas a grande novidade é a ciência política adotando a felicidade como índice de desenvolvimento de um país.
Ouvindo parece ficção, mas é verídico, extraído do “The New York Times” de 18 de maio de 2009. “Butão não só busca a felicidade como também a mensura”.
A frase proferida pelo ex-rei Jigme Singye Wangchuck, na década de 1970, “precisamos pensar na felicidade nacional bruta (FNB)”, alternativa ao produto interno bruto (PIB) e desde então tem sido refinada para se tornar uma política oficial. Desde o ano passado (2008) programas de governo devem ser avaliados não pelos benefícios econômicos que podem oferecer, mas pela felicidade que produzem. Ótimo, excelente... mas como medir essa felicidade? Felicidade de quem? O que é felicidade? O premiê explica: não se refere à felicidade em si, um conceito que cada pessoa tem um, mas o que ele chama de “a busca pela felicidade nacional bruta”. Para ele, é a independência Americana. Bem, segundo os butaneses, “para o mundo levar a sério a FNB (Felicidade Nacional Bruta) são necessários padrões e definições que possam ser quantificados pela economia mundial. Foi criado um intricado modelo de bem-estar com quatro pilares (economia, cultura, meio ambiente e bom governo), nove domínios (bem-estar psicológico, ecologia, saúde, educação, cultura, padrões de vida, uso do tempo, vitalidade comunitária e bom governo) e 72 indicadores (dentre eles incluem freqüência de orações e meditação e os sentimentos de egoísmo, ciúme e outros). A meu ver, estão encaixotando as pessoas, o país, e lógico, a felicidade. Aprendi que a felicidade é livre, sendo que para cada um contempla um aspecto, uma necessidade, não podendo assim ser encaixotada. Poderíamos dizer que felicidade está no Respeito ao próximo, mas mesmo assim, até este é relativo ao entendimento e consciência de cada um, não podendo ser exigido ou cobrado, apenas ensinado. E o mais intrigante, como podemos mensurar a Felicidade nacional Bruta de um país desconsiderando a felicidade individual, se cada indivíduo faz parte e compõe o país? Seria como avaliar a saúde de um organismo desconsiderando a saúde individual de seus órgãos. Se apenas um dos órgãos estiver doente, podemos considerar aquele organismo 100% saudável?
E para finalizar, interessante como o primeiro-ministro colocou a causa da atual catástrofe econômica mundial sendo pela “insaciável cobiça humana”, mas padronizar a felicidade também não seria uma máscara da cobiça? Não seria o desejo de tudo controlar e fazer do jeito próprio?
E você, qual fórmula usaria para medir a felicidade sua e alheia?

Um comentário:

Eric do Rêgo Barros disse...

"A felicidade depende mais do estado de espírito do que das circunstâncias exteriores."
Orison Swett Marden

"Não devemos permitir que alguém saia de nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Madre Teresa de Calcutá

A felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso do que nós temos.
Absssss