terça-feira, 29 de junho de 2010

Transtorno Afetivo Bipolar

Transtorno Afetivo Bipolar ou Transtorno   Bipolar do Humor ou como era chamado Transtorno maiaco-depressivo.

Características:

O início desse transtorno geralmente se dá em torno dos 20 a 30 anos de idade. O início pode ser tanto pela fase depressiva como pela fase maníaca, iniciando gradualmente ao longo de semanas, meses ou abruptamente em poucos dias, já com sintomas psicóticos o que muitas vezes confunde com síndromes psicóticas. Além dos quadros depressivos e maníacos, há também os quadros mistos (sintomas depressivos simultâneos aos maníacos) o que muitas vezes confunde os médicos retardando o diagnóstico da fase em atividade.
Entre uma fase e outra a pessoa pode ser normal, tendo uma vida como outra pessoa qualquer; outras pessoas podem apresentar leves sintomas entre as fases, não alcançando uma recuperação plena. Há também os pacientes, uma minoria, que não se recuperam, tornando-se incapazes de levar uma vida normal e independente.

A mortalidade entre os portadores de TAB é elevada, sendo o suicídio a causa mais freqüente de morte, principalmente entre os jovens. Estima-se que até 50% dos portadores tentem o suicídio uma vez na vida pelo menos e efetivamente 15% o cometem. O uso de algum tipo de droga entre os portadores também é bem freqüente, sendo que 41% estão associados à dependência de álcool e 12% de alguma outra droga ilícita. Além das doenças clínicas como diabetes, obesidade e problemas cardiovasculares que são mais freqüentes em portadores do Transtorno Afetivo Bipolar.

Causas:
A causa ao certo ainda é desconhecida, mas é dada grande relevância a hereditariedade. Entre 80 e 90% dos casos há algum parente próximo na família com o mesmo transtorno. Fatores ambientais associados ao TAB também foram amplamente estudados e de relevante apenas encontraram associado uma condição socioeconômica desfavorável levada pelo desemprego. Também se observou uma maior incidência de TAB em solteiros e mulheres nos três primeiros meses pós-parto.

Tratamento:

O tratamento adequado reduz a incapacitação e a mortalidade dos seus portadores. De imediato é necessário estabilizar o humor e para isso é indicado a prescrição de estabilizadores de humor em associação a antidepressivos (para fase depressiva) e de antipsicóticos ou tranqüilizantes (para fase de mania). É um tratamento continuo. Após algum tempo de uso de medicamentos, efeitos colaterais podem surgir. Mesmo assim o uso dos medicamentos não deve ser suspenso. Caso pare, os sintomas podem reaparecer. O médico deve ser sempre procurado para orientação e adequação medicamentosa.

O tratamento psicoterápico é indicado para amenizar os prejuízos na vida pessoal e social e para maior aderência ao tratamento medicamentoso. A psicoterapia familiar é indicada para que a família saiba lidar com o portador e com as situações da doença. O apoio familiar é fundamental ao tratamento.

O tratamento com eletro choque somente é indicada para pacientes que têm outras doenças e que não podem tomar outros medicamentos. Este é um procedimento que envolve choques, mas muito bem controlado e com anestesia.
A internação deve ocorrer quando o paciente oferece risco para a sua integridade física ou a de outros.



2 comentários:

Igor. disse...

Amo suas postagens aqui, dá uma clareza muito grande sobre essas doenças. Eu sempre tive muita curiosidade em saber do desenvolvimento da bipolaridade. Depois de ler esse post e agora esse, consigo entender ainda mais. Eu até cheguei a pensar que poderia causar morte, mesmo sem ter como causa principal o suicidio, mais acho que acontece somente desta maneira, o que é bem triste por sinal. Acho que as pessoas que possuem esse problema ou que convivem com pessoas com esses problemas, tem que ficar super atentas com isos, pois é importante o apoio da familia como você disse, a pessoa precisa saber que pode recomeçar.

Ana Beatriz Cintra disse...

É a principal causa é o suicídio. Com a adesão ao tratamento a pessoa pode viver uma vida normal. Alguns ficam um pouco estranhos e raros são os que se tornam incapazes, mas o TRATAMENTO E APOIO FAMILIAR SÂO IMPORTANTISSIMOS e indispensáveis.