quarta-feira, 16 de maio de 2012

O que te faz feliz?






Até parece propaganda de supermercado, não é? Sim é verdade, temos uma propaganda bem parecida. Mas não, não estou me referindo ao supermercado, mas ao que os cientistas do mundo todo vêm estudando e realizando pesquisas para responder. Aparentemente simples de ser respondida a nível individual, pessoal. Mas, ao tratarmos num âmbito nacional e até internacional, contamos com a ajuda de cientistas do mundo todo para obtermos essa resposta. Esse é um dos temas do Rio+20, conferência da ONU sobre desenvolvimento sustentável.

O que te faz feliz? Assunto subjetivo? Pode ser, mas essa onda está de volta, querendo invadir nosso dia-a-dia. Porém, não mais de forma romântica, “mágica” ou religiosa. Dessa vez, ela vem consistentemente baseada na ciência, podendo ser até quantificada.

Felicidade Interna Bruta – F.I.B. – desde 1970 já é utilizada por alguns países da Ásia como o Butão para medir o progresso e bem-estar de um país. Para alguns economistas, professores da Fundação Getúlio Vargas, o P.I.B., Produto Interno Bruto, é uma medida rústica, já que o aumento de renda, pode não significar um aumento do bem-estar na mesma proporção. Diversas nações que durante os últimos 50 anos, se esforçaram em aumentar suas riquezas e a produção de bens materiais, não obtiveram o crescimento do bem-estar como até hoje era profetizado. Ao contrário, o que experienciaram e o que vemos são nações deprimidas, sendo a depressão o 4º maior problema se saúde pública, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Será que por sermos a 6º economia do mundo, somos um país feliz?

Usando nove eixos como: Vitalidade Comunitária, Diversidade Cultural, Uso do Tempo, Boa Governança, Diversão Ecológica, Saúde, Educação, Bem-Estar Psicológico, Bem-Estar, que se desdobram em 33 indicadores que compõem o Índice de Felicidade Interna Bruta utilizada por Butão, nossos cientistas estão realizando seus estudos, utilizando também outros indicadores usados, por exemplo, por Londres, para adaptarem esse índice para realidade brasileira. 
Uma das maiores colaboradoras aqui no Brasil nesse assunto é a Doutora Susan Andrews, norte-americana radicalizada no Brasil desde 1992, fundadora e coordenadora do Instituto Visão do Futuro em Porangaba (SP) e desde 2007 coordena o movimento Felicidade Interna Bruta (FIB) aqui no Brasil.Algumas cidades, como Bento Gonçalves que já adotam na Gestão Pública conceitos da F.I.B.




Nenhum comentário: