segunda-feira, 5 de abril de 2010

O Dia da Mentira


“Enganei o bobo na casca do ovo...”



Quem nunca ouviu ou cantou essa musiquinha após pregar em alguém ou receber uma peça?



Dia 1º de Abril, o dia da mentira... E se é como dizem que “mentira tem perna curta” eu não sei, mas a brincadeira já dura 5(cinco) séculos. Como qualquer tradição há muitas versões. Contudo a mais difundida vem da França do século XVI. Naquela época, o ano novo era celebrado 1º de abril, e isso não é uma pegadinha. Com a adoção do calendário gregoriano, nosso atual calendário, a virada do ano passou a ser comemorada em 1º de janeiro, gerando muita confusão. Aproveitando-se disso - como sempre há pessoas que se aproveitam positivamente das dificuldades dos outros – muita gente começou a brincar com os amigos enviando falsos convites para as festas de réveillon em abril, dando á origem de aprontar com os amigos no Dia da Mentira.



Há quem saiba pregar uma “bela” peça, que transmitem total credibilidade ao outro, por vezes até podendo causar uma “saia-justa” ou grande desconforto e mal estar físico. Mas, também há aqueles que não sabem disfarçar e acabam se entregando. São pessoas que se desmentem através da linguagem corporal. Pesquisas norte americanas verificaram que quem mente, normalmente repete gestos como esconder as mãos ou usá-las para cobrir a boca ou coçar o nariz, demonstrando inconscientemente o desconforto em estar mentindo. E/ou, quem mente evita olhar diretamente nos olhos de outra pessoa.
Assim, o bom dessa brincadeira é divertir-se sem causar prejuízo para nenhuma das partes, ou seja, deve ser uma coisa restrita ao momento e aos amigos. A brincadeira deve ser desmentida o mais breve possível para que não cause sofrimento emocional ou seja exposta à constrangimentos.




Colaboração de Érison Martins da redação do Folha de Alphaville. 01. 04. 2010

Nenhum comentário: