domingo, 20 de junho de 2010

Transtorno Bipolar do Humor

O transtorno Bipolar do Humor, também conhecido como transtorno afetivo Bipolar (TAB), ou como antigamente Psicose Maníaca Depressiva (PMD) é um transtorno psiquiátrico relacionada ao humor ou afeto com episódios depressivos alternados com episódios maníacos ao longo da vida. Esse transtorno atinge cerca de 1,5% da população geral. É um distúrbio grave, porém por ter um quadro de sintomatologia consistente permite diagnóstico precoce, confiável e pode ser tratado. Apesar de não podermos falar em cura, podemos dizer que pode ser bem controlada através de medicamentos e psicoterapia podendo levar o indivíduo a ter uma vida normal. Isso dependerá muito da adesão do paciente ao tratamento continuo e da capacidade em realizar as mudanças no estilo de vida.

Essa oscilação de humor freqüente afeta não só o paciente, mas os amigos e principalmente os familiares. Podendo comprometer os relacionamentos, as finanças da família, a capacidade funcional social e ocupacional do portador. Ou seja, atinge a qualidade de vida de todos que estão em volta.

Esse transtorno se manifesta sob duas formas: Tipo I (com predomínio de episódios de mania) por cerca de 0,8% da população geral e a o Tipo II (predomínio de episódios depressivos)em cerca de 0,5% da população geral.
Mania como a psiquiatria a descreve não é a mesma que pensamos. Em nada tema haver com a tendência a repetir várias vezes a mesma coisa. Mania para a psiquiatria é caracterizada por um humor elevado, eufórico que dura pelo menos uma semana ou por muito mais tempo e apresenta-se com outros sintomas como: sensação de energia aumentada com aumento da atividade física e necessidade diminuída de sono; pensamento muito rápido, podendo não concluir uma idéia, emendando-a na outra sucessivamente (fuga-de-idéias). Ego inflado com sentimentos de grandiosidade, podendo acreditar que possui poderes especiais; irritabilidade anormal muito em parte ocasionada pelo aumento da percepção de estímulos externos. Aumento da libido e da atividade sexual, podendo se apresentar uma pessoa socialmente inconveniente. Euforia com forte pressão para falar ininterruptamente; juízo crítico deficiente e comportamento de risco aumentado, sem manifestar preocupação com a mesma. Por exemplo, uma pessoa em estado de mania pode pegar um carro e andar em velocidades altíssimas sem conseguir pará-lo ou diminuí-la.

A fase depressiva, de certa forma podemos descrevê-la como a oposta da mania. Humor depressivo, auto-estima baixa, capacidade física comprometida com grande sensação de cansaço. Pensamento lento e dificuldade na atenção. Perda do prazer de atividades antes agradáveis e baixa libido. A depressão do transtorno bipolar é igual a depressão recorrente que só se apresenta como depressão, mas uma pessoa deprimida do transtorno bipolar não recebe o mesmo tratamento do paciente bipolar.

Aguradem, em breve origem e tratamento da TAB


Um comentário:

Igor disse...

Bia, muito orbigado por ter postado outra sugestão minha, eu realmente tenho muita curiosidade em saber das causas dessas doenças, principalmente essas como o Transtorno Bipolar que acredito afetar muitas pessoas na sociedade, e as vezes até mesmo quem está ao nosso redor.
É importante saber dos tratamentos e das causas da doença, por exemplo, não sabia que era essa divisão, no conceito popular isso tem uma visão MUITO diferente.
Por isso perguntei naquele dia se o estresse tinha alguma coisa a ver e tal.
Muito obrigado.