quarta-feira, 8 de junho de 2011

Festas Juninas

Hoje as festas juninas homenageiam alguns santos da igreja Católica. Contudo, sua origem é anterior ao Cristianismo. As festas no mês de junho estavam ligadas a questões mais primitivas, de sobrevivência. Celebravam e agradeciam o início da colheita, cultuando os deuses do Sol e da fertilidade no antigo Egito.

Essa tradição espalhou-se pelas terras de domínio Romano, inclusive Espanha e Portugal que posteriormente adotaram o cristianismo como religião oficial. Nessa época que passaram a homenagear João Batista que batizara Cristo, dando origem a famosa festa de São João.

Herdamos esse costume por sermos colônia de Portugal, sendo no Nordeste onde ela é mais arraigada, inclusive por coincidirem com a colheita de milho.

Posteriormente outros santos da igreja católica passaram a ser reverenciados: Santo Antônio (santo casamenteiro) e São Pedro (porteiro do céu). No Brasil essas festas são realizadas com brincadeiras, danças, comidas típicas de milho principalmente e muita superstição e simpatias.

A dança típica da festa é a quadrilha, ou seja, uma adaptação da dança típica francesa que celebrava casamentos da aristocracia na Europa. Já em 1820 era praticada aqui no Brasil e se popularizou e sofreu adaptações mais simples e populares, acessíveis a todos.

A maior festa junina do mundo pertence a Caruaru, interior de Pernambuco, Brasil. Lá a tradição vai além da tradição normal das festas. A festa não se restringe apenas aos dias dos santos comemorados, ela dura o mês inteiro de junho. O ponto marcante das festas juninas de Caruaru são as comidas gigantes, com cuscuz de meia tonelada e pamonha com mais de 100 quilos, por exemplo, e a competição das quadrilhas infantis das mais de vinte escolas municipais.



Nenhum comentário: