sexta-feira, 10 de junho de 2011

O festeiro

Uma das mais importantes festas juninas é a festa de 24 de junho, dia de São João, o Santo festeiro, também considerado o santo protetor dos casados e enfermos. Ainda protege contra dores de cabeça e garganta.  Existe até uma teoria que as festas de junho a princípio eram chamadas de “Joaninas” em homenagem a São João.

A tradição do mastro ou pau de sebo – mastro com uma bandeira triangular com a imagem dos 3 santos: Sto Antonio, São João e São Pedro ou em forma de caixa com a imagem de São João com o carneirinho- se deve ao nascimento de João. Ao nascer, sua mãe, Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus, teria mandado erguer um mastro iluminando-o com uma fogueira para que sua prima Maria soubesse que João havia nascido. Assim, nasce a tradição de ascender a fogueira e erguer o mastro.

A brincadeira consiste em subir em um pau reto e liso banhado com graxa ou sebo e tentar chegar ao topo, quase 8 metros e apanhar um prêmio.

Podemos fazer uma analogia interessante... Não se pode parar. Mesmo fazendo um enorme esforço para “subir” seu progresso pode ser tímido. Contudo se desistir e parar, com certeza estará “descendo”. Ou seja, ou você busca avançar sem a garantia de sucesso, ou você seguramente estará retroagindo.










Nenhum comentário: