quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Calatonia

A consciência é, sobretudo produto da percepção e orientação no mundo externo, que provavelmente se localiza no cérebro, sendo que a sua origem seria ectodérmica. No tempo dos nossos ancestrais essa mesma consciência derivaria de um relacionamento sensorial da pele com o mundo exterior.” (Jung, Fundamentos de Psicologia Analítica)


Calatonia ou também conhecida como a Massagem Brasileira dos Pés e de um conjunto de outros toques suaves aplicados pelo corpo.

A palavra Calatonia vem do grego “khalaó” que tem vários significados entre os quais “relaxamento”, “alimentação”, “perdoar os pais”, “desatar os nós”, “deixar ir” ou até “remover os véus”. Essas metáforas definem as qualidades básicas do toque subtil, entre elas a capacidade de restabelecer no indivíduo a “auto-regulação psicofísica”.

A Calatonia é uma técnica de relaxamento profundo que leva à regulação do tônus, promovendo o reequilíbrio físico e psíquico do paciente. Essencialmente falando a Calatonia baseia sua atuação na “sensibilidade táctil”, através da aplicação de estímulos suaves, em áreas do corpo onde se verifica especial concentração de receptores nervosos.

Foi Sandor, nascido em 28 de abril de 1916, húngaro, apreciador das artes, em especial pela música. Médico ginecologista e obstetra quem criou essa técnica de cura após as traumáticas experiências com feridos de guerra no campo de refugiados da Alemanha, incluindo-se a esses seus pais.

No campo de refugiados, Sándor iniciou suas observações sobre os procedimentos que dariam origem à Calatonia. Ao atender como obstetra nas enfermarias femininas deparou-se com numerosos casos de problemas circulatórios. Sem os recursos convencionais, devido à escassez da guerra, passou a 'experimentar' toques e manipulações suaves nas extremidades do corpo de suas pacientes, visando o alívio dos sintomas e dores. E assim iniciou a observação dos "efeitos terapêuticos do toque suave".

Foi a partir dessas experiências que Sándor iniciou a "fundamentação multilateral" (sic) de seu trabalho, posteriormente ampliada no Brasil:
"...onde houve a possibilidade de estudar as pesquisas mais recentes sobre a formação reticular, as representações vegetativas na córtex e sobre proprioceptivos periféricos. Ao mesmo tempo acumulou-se bastante material de ordem psicológica, reforçado aqui no Brasil, por aqueles colegas que adotaram o método, particularmente na Psicologia."

Chegou ao Brasil em 14 de junho de 1949. Não pôde, porém, atuar como médico por causa da documentação necessária à validação de seu diploma. Nos anos 70, passou a ensinar as técnicas de trabalho corporal no meio acadêmico, no curso "Integração Fisiopsíquica" da Faculdade de Psicologia, na PUC-SP. No início dos anos 80, Sándor iniciou o Curso de Especialização no Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, que conduziu até 1992, ano de seu falecimento.

A quem se destina a Calatonia:
Em princípio, qualquer pessoa poderá se beneficiar da Calatonia para obtenção de um relaxamento profundo.
Porém tal trabalho deverá ser sempre acompanhado por um profissional habilitado, capaz de avaliar e elaborar com o paciente, suas reações à técnica, bem como as possíveis contra-indicações à aplicação do método. Em São Paulo, Brasil já dispomos de relatos de profissionais de diferentes áreas sobre a utilização da Calatonia como recurso auxiliar na Psicologia, Medicina, Educação, Reabilitação Física, Fonoaudiologia, etc.
Embora a utilização da Calatonia não vise resultados específicos (uma vez que a reorganização psicofisica é global, e cada organismo reage à sua própria maneira individual e única) esta técnica atua sobre uma variada gama de queixas diante das quais se tem observado resultados bastante positivos. Por exemplo: tensão muscular, estresse, enxaquecas, asma, obesidade, alergias, distúrbios glandulares, dores, distúrbios de ordem psicossomática, etc.


Realizo, em meu consultório, atendimento psicoterapico com Calatonia. Contato: 55791050/ 55721331
Formada em Cinesiologia pelo Sedes Sapientiae em 2007

Leia também: http://migre.me/6d9qu


Nenhum comentário: