sábado, 16 de julho de 2011

É verdade

Pode parecer brincadeira, mas é verdade, desde 1999 é comemorado o dia do Homem. Criada pelo Dr. Jerome Teelucksingh em Trindade Tobago, apoiada pela ONU e vários grupos de defesa dos direitos masculinos da América do Norte, Europa, África e Ásia.

Nessa data não se homenageia algum herói ou mártir. Essa data apesar de promover a igualdade dos generos, como Ingeborg Breines, diretora da Secretaria de Mulheres e Cultura de Paz da UNESCO colocou, os principais objetivos do Dia Internacional do Homem chamar a atenção para o cuidado e melhora da saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros e destacar papéis positivos de homens, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, na famílias e no casamento, e na criação dos filhos, contribuindo para acabar o sexismo(conjunto de ações e ideias que privilegiam entes de determinado gênero).

Bem diferente das mulheres, os homens tendem a ser resistentes na realização de exames de rotinas ou idas ao médico e deixam de cuidar da própria saúde. Em geral, quando o homem sente que alguma coisa está errada, ao invés de procurar um especialista ele conversa com amigos, depois com a esposa e por último vai ao médico, explica Dr. Chade. Essas atitudes podem atrasar o diagnóstico, prejudicando possível tratamento.

Segundo Dr. Daher Chade, urologista do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo da Faculdade de Medicina da USP e do Hospital Sírio Libanês, os principais problemas de saúde estão relacionados com cálculos renais, disfunções urinárias, distúrbios sexuais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

No Brasil não se sabe bem o por quê 15 de julho é o dia nacional do homem, mas desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí (formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”. Uma comissão seleciona homens que se destacaram em suas mais diversas profissões. Julho foi o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua. Os homenageados recebem o Troféu Moringa, símbolo da Pensão Jundiaí, e são saudados por outros homens Pensionistas.
Em 2009, os seguintes objetivos foram ratificados como base para todas as observações Men's International Day:

Promover modelos masculinos positivos, não apenas estrelas de cinema e esportes, mas os homens de todos os dias, os homens de classe que tem uma vida decente e honesta.
 Para comemorar as contribuições positivas para a sociedade, comunidade, família, casamento, guarda de crianças, e para o ambiente.
 Para se concentrar sobre a saúde do homem e o bem-estar, social, emocional, físico e espiritual.
 Para destacar a discriminação contra os homens, nas áreas de serviços sociais, atitudes e expectativas sociais e de direito.
 Para melhorar as relações de gênero e promover a igualdade de gênero.


Este ano, o dia foi marcado por uma campanha de conscientização da Sociedade Brasileira de Urologia, Seccional São Paulo (SBU-SP) e da Bayer Schering Pharma, que se uniram para elaborar um material educativo especial sobre os principais aspectos da saúde masculina, como também aconteceu um mutirão de saúde do homem e vários exames puderam ser realizados.

Oficialmente a data é celebrada em Trinidad e Tobago, Jamaica, Austrália, Índia, Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia, Brasil, Moldávia, Haiti, São Cristóvão e Nevis, Portugal, Singapura, Malta, África do Sul, Gana, Botswana, Angola, Zimbabwe, Croácia, Uganda , Chile, Hungria, Irlanda, Peru, Canadá, China, Vietnã, Paquistão, Dinamarca, Suécia, Noruega, Guiana, Holanda, Bélgica, Geórgia, Argentina, México, Alemanha, Áustria, Finlândia, Espanha, França e Reino Unido.

Colaboração do Professor Ruzel Costa, leciona na Escola Ênio dos Santos Pinheiro, Colégio Objetivo e Faculdade Faro em Porto Velho - Rondônia.




Nenhum comentário: