terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Bactéria que engorda



Cientistas chineses demonstram que um tipo de bactéria, a qual se multiplica no intestino, pode ser a responsável por alguns engordarem mais que outros e a desenvolver resistência à insulina.
Estudos aqui no Brasil também indicam que a composição da flora intestinal é determinante no desenvolvimento da obesidade. Agora já se sabe que a bactéria responsável é a cepa Enterobacter cloacae B29. Contudo, o pesquisador Jio Tong de Xangai avisa que “está bactéria não é a única com esse efeito na obesidade”.
Esse estudo pode levar a novas drogas antiobesidade, mas para o autor do estudo, a melhor solução para eliminar a bactéria, ainda é pela alimentação. Um mingau rico em grãos inteiros e alimentos tradicionais da medicina chinesa e prebióticos que estimulam bactérias benéficas, consegui diminuir significativamente, ficando a bactéria à níveis indetectáveis.
Estudos sobre a obesidade avançam. Novos tratamentos estão sendo lançados e ainda assim a obesidade continua sendo epidêmica. Quem sabe essa é uma nova luz e a esperança de tratamento eficiente e definitivo para a obesidade.
 
 
Fonte: Folha de S.Paulo Ciência + Saúde 28/01/2013 Salvador Nogueira

Nenhum comentário: