quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Réveillon


Por que comemoramos a entrada de um Novo Ano?
Até por estar tão próximo de outra data festiva importante, o Natal, o qual muitos também fazem confusão com as comemorações, os sentimentos ficam confusos. Muitos pensam que devem festejar as conquistas já alcançadas. Que serão abençoados somente se foram “bons” no ano que passou... Aí fica aquela bagunça, choro e alguns até com sentimento de culpa. No Natal a festa é do Aniversariante, Cristo. Nesta data rendemos homenagem a Ele que se deu em sacrifício para que aprendamos “Amar uns aos Outros”, mas muitos pais inadvertidamente usam essa data para chantagear as crianças para se comportarem se não, não ganharam presentes. Nada haver. E Réveillon, até podemos Agradecer as graças e conquistas alcançadas no ano que se finda. Podemos e devemos, por que não, fazermos uma avaliação do ano que passou, mas a festa é do futuro. É uma festa de esperança, uma data para definirmos novas metas, uma festa de prosperidade, na qual formatamos nossos desejos. Assim ela é construída, cheia de significados como o Natal.
A fartura de alimentos á mesa reflete não só um momento de abundância e felicidade, mas o desejo de que as mesmas se repitam em todo o ano que está por vir. Cada alimento tem seu significado e tradição em determinado país.
O arroz é uma semente e simboliza a riqueza, a abundância e a fertilidade. Coréia, Japão, Líbano e Dinamarca acreditam que esse é um alimento que traz muita sorte.

Champanhe, bebida feita com uvas, e é uma bebida que não pode faltar na ceia e no brinde de Ano Novo.O champanhe “verdadeiro” é originário de uma região da França, e sua pureza e qualidade são reconhecidas no mundo todo. A uva é o fruto, a glória do trabalho.
A lentilha é sinal de boa sorte, principalmente para os italianos. No Brasil e no Chile, algumas pessoas acreditam que a lentilha deve ser a primeira coisa a ser consumida na ceia, logo após a meia-noite, para que não falte dinheiro durante o ano que está chegando.
O leitão(porco) está sempre andando e fuçando para frente e, por isso, é visto como um animal de prosperidade.Além disso, seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza.
A romã é símbolo de fartura e fertilidade. No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte. As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco.
A uva é a fruta mais conhecida por trazer boa sorte no Ano Novo. A tradição reza que você deve comer 12 uvas, uma para cada mês do ano. Aproveite e faça um pedido para cada uma que comer.

Feliz 2010!
Que possamos Todos colaborarmos para um mundo melhor!
Muita Saúde, Paz, Amor e Suce$$o para Todos!

Nenhum comentário: