quarta-feira, 27 de junho de 2012

Armadilhas Light X Diet




Engana-se quem acha que são iguais. Muita gente não sabe mesmo a diferença entre esses dois produtos e acreditam que ambos são menos engordativos que os produtos normais.

Produtos dietéticos são produtos isentos de açúcar, sódio e proteína e geralmente são recomendados para diabéticos. Porém, não é pelo simples fato de não conterem açúcar que não engordem. Muitos alimentos dietéticos costumam ser até mais gordurosos e calóricos que os alimentos normais. O aumento da gordura nesses produtos tem a função de dar saciedade e garantir a textura. A gordura também tenta, no lugar do açúcar, dar algum sabor ao produto. E ainda, segundo a nutricionista Catharina Paiva, que também trabalha no Dante Pazzanese além do valor calórico, devemos observar nos rótulos as seguintes informações:

Proteína (em gramas): fundamental para a musculatura.

Gordura total (em gramas): apesar de carregar má reputação, é importantíssima para nossas células, porque está por trás do aproveitamento de vitaminas. Gordura saturada (em gramas): em excesso, favorece o acúmulo de colesterol ruim nos vasos. Gordura trans (em gramas): essa é a verdadeira vilã. Faz subir os níveis de colesterol ruim e, dessa forma, bota o peito em risco. Fibras (em gramas): auxiliam no trânsito intestinal e dão um chega pra lá na prisão de ventre. Sódio (em miligramas): acusado de fazer subir a pressão arterial, também promove a retenção de líquidos quando consumido além da conta.

E ainda para um produto ser considerado menos calórico, deve ter a redução de calorias, em pelo menos, 25%. Por vezes, principalmente quando a diferença calórica de um produto light e normal for pequena, vale mais a pena consumir o produto normal em menos quantidade do que o light ou diet que perdem em saciedade e dão a falsa ilusão de não engordar, levando a pessoa a consumi-los em maior quantidade.



Dada a dica: fique de olho nos rótulos


Fonte: colaborou com algumas informações o site: emagrecendobrasil


Nenhum comentário: