quinta-feira, 8 de maio de 2008

O Dia das mães



Uma das datas mais comemoradas no mundo teve origem na época da primavera, por volta de 250 anos a. C. Porém esta comemoração era, em homenagem a Rhea, mulher de Cronos, Mãe dos Deuses, na Antiga Grécia. Já em Roma essa festa era em homenagem a Cybele, mãe dos Deuses Romanos. No século XVII, na Inglaterra, no 40ª dia após a páscoa, era celebrado o “domingo da mãe”, homenagem a todas as mães inglesas. “Mothering Day”, neste dia os servos tinham um dia de folga para voltarem para casa e passar com suas mães. Era tradição a confecção de um bolo, chamado “motherning cake”, ou bolo das mães, que era comido como um símbolo de união familiar.
Mas a medida que o Cristianismo se espalhou pela Europa as pessoas eram incentivadas a homenagear a “Igreja Mãe”, força espiritual que lhes dava vida e proteção contra o mal. Assim as pessoas começaram tanto a homenagear suas mães como a Santa Mãe, a igreja.
Nos Estados Unidos da América, um país de maioria presbiteriana, a primeira a sugerir um dia dedicados as mães foi a escritora Julia Ward Howe, em 1872 em oposição a guerra, chegando a organizar um encontro, em Boston, de mães dedicadas à paz. Mais tarde, em 1904/1905 com a idéia de fortalecer laços familiares e o respeito pelos pais, a filha de pastores, movida pela comoção da morte de sua própria mãe, Ann Jarvis e algumas amigas começaram um movimento em uma pequena cidade do estado da Virginia. Todavia a primeira celebração oficial só ocorreu três anos depois na Igreja de Grafton reunindo a família e amigos. Foram enviados 500 cravos brancos simbolizando as virtudes da maternagem, a pureza, força e resistência das mães. Em 26 de abril de 1910, o governador William E. Glasscock incorporou este dia ao calendário de datas comemorativas. Em 1914 a data foi unificada nos EUA sendo comemorada no segundo domingo de maio.
No Brasil, o dia das mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. E o presidente Getúlio Vargas oficializou esse dia em 1932. No calendário oficial da Igreja Católica a data foi incluída em 1947 por determinação do Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime De Barros Câmara.
Mais que uma data voltada para a homenagem com presentes, esse dia é o momento de aproximação, de carinho e de renovar a relação de afeto que deve existir entre mães e filhos.


Mas será que sempre o “amor materno” teve o contexto dos dias atuais?

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia amiga !!

Adorei o post pois não conhecia a história completa. Parabéns.

Bjinhos