quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Aprendendo a Dizer NÃO


Porque não conseguimos falar NÃO? Medo de não ser aceito, ser rejeitado e/ou por baixa auto-estima. E muitas pessoas, que não conhecem seu próprio valor, precisam sentir-se aceitas pelos outros, para se sentirem valorizadas.
Tudo acaba estando interligado já que a auto-estima está diretamente ligada à auto-imagem, que por sua vez se forma com a ajuda do olhar do outro sobre nós. Uma pessoa insatisfeita com a auto-imagem durante um longo período acaba tendo problemas de auto-estima. E quando temos problemas de auto-estima, não nos percebemos, não olhamos para nós. Vivemos a necessidade do outro e não a nossa própria necessidade. Dessa forma não reconhecemos nossos limites, não nos damos conta quando estamos saciados, cansados ou quando estamos exagerando com álcool ou fumando muito. Acabamos desrespeitando nosso organismo, nosso corpo. Pessoas insatisfeitas com a auto-imagem e/ou com distorções da na imagem corporal correm sérios riscos de desenvolverem transtornos alimentares. E o contrário, segundo Bruch (1973) também é verdadeiro, “pacientes com transtornos alimentares freqüentemente apresentam dificuldades no nível da percepção.” Quando estamos com baixa auto-estima somos mais exigentes conosco e freqüentemente não nos julgamos merecedores dos sacrifícios alheio e nos sobrecarregamos com problemas dos outros.
E como podemos aprender a falar NÃO? Treinando... Primeiro dissociando as nossas qualidades da nossa imagem. Analisando-se, refletindo sobre nossas qualidades e pontuando-as. Observar e respeitar nosso próprio limite. Isso não necessariamente é limitar-se, mas é criar condições de expandi-lo com ações concretas e não com sobrecargas. Gostar mais de si mesmo para poder exercer a frase: “Amai ao próximo como a ti mesmo.” Mas como posso amar o outro se não me amo? Assim sendo...AMEM-SE!


Você também vai gostar de : http://migre.me/6d8Te

Um comentário:

Mara disse...

O difícil aprendizado de amar-se... mas vamos que vamos! um dia a gente aprende!!

Te linkei no meu blog, tava devendo isso faz tempo...

beijo