sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Halloween


É um dos feriados mais antigos que conhecemos. Ele existe desde o século V a. C. com origem na Irlanda, um país céltico. Para eles, era um dia no qual os espíritos desencarnados poderiam se interrrelacionar com os vivos, pois era o único dia que as leis de tempo e espaço ficavam suspensas. Esse dia marcava o início do ano céltico conhecindindo com o fim do verão para o hemisfério norte, dia 31 de outubro. Essa festa também era uma forma de agradecer o sol e a boa colheita e por isso as frutas. Outros já acreditam que as frutas e mascaras eram os mortos que usavam para se disfarçarem e não serem aprisionados pelos vivos. Este feriado como conhecemos hoje teve muitas influências de diversas culturas através dos séculos. O Halloween é originário do Norte da Europa e foi levado para os Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses. O 31 de outubro foi conhecido como All Hallow Eve (véspera de Todos os Santos) comemorado pelos romanos, normamente All Hallow's eve, até chegar a Hallowe'en e então finalmente Halloween. O Halloween é celebrado hoje misturando-se todas essas influências.
Outra história que contam é que o Dia das Bruxas antecede o dia de todos os Santos porque elas (bruxas com suas vassouras) são responsáveis por “limpar” o ambiente para que todos os Santos venham com sua Luz para acompanhar os mortos, que nesse dia, podem visitar os vivos.
Eu particularmente prefiro acreditar na festa em agradecimento ao Sol e ao bom tempo que ajuda na colheita do verão, mas cada qual pode acreditar no que quiser!

Nenhum comentário: